Como trabalho final da disciplina de Instalações Multimídia eu propus a criação de uma sala de segredos. Minha instalação cosistia em uma sala onde as pessoas poderiam deixar seus segredos em lugares que poderiam ser vistos por outros visitantes, e também e lugares onde esses segredos ficariam escondidos.
A concepção
A idéia inicial era de utilizar dois totens com uma cascata de papeis onde os visitantes escreveriam segredos que ficariam a vista. Cada totem possui uma caixa de som onde são reproduzidos sussurros, alguns inaldivéis e outros falando alguns segredos. Na sala também há um púlpito onde se econtra um livro em branco, nele os visitates escreveriam o que desejam esconder. A iluminação da sala é essencialmente análoga ao azul e roxo, e sempre deixando uma penumbra no objetivo de tornar o ambiente mais acolhedor e destacar as peças com que podem haver interação.
Ideias da ambientação da sala:






A interação com a sala se daria na aproximação do visitate com o púlíto. A certa distância ele conseguiria ver que tem algo escrito nele, mas ao se aproximar a sala toda mudaria, escondendo todos os segredos da sala e disparando o sinal sonoro pedindo para o visitante deixar um segredo na sala.
Ideias iniciais para os totens:
Na idéia inicial dos totens o visitante também teria outro tipo de interação com ele. O visitante poderia mudar o estado do totem entre ligado e desligado.
A produção
A instalação foi feita no laboratório audiovisual do curso de sistemas e mídias digitais da UFC. Os primeiro testes foram com o relé no intuito de entender sua funcionalidade para conseguir mudar a ambientação da sala.
A segunda parte da produção era entender como o sensor ultrassônico funcionava para conseguir ativar o relé quando alguém se aproximasse.
Houve também uma tentativa de utilizar dois sensores ultrassônicos para conseguir idenficar onde o visitante se encontraria na sala. Mas um sensor acabava por interferir no outro gerando um resultado não esperado.
As partes da intalação foram feitas utilizando canos pvc fixados numa base de madeira. Resultado final das partes:

A visitação


A peça ficou exposta por dois dias e ocorreram 16 visitas contando com as visitas dos professores da disciplina. Numa observação da interação dos visitates foi notado a falta de feedback visual, faltou algo que os estimulasse a interagir com os totens. Dentre as falhas as duas principais foram as caixas de som de baixa qualidade incapazes de reproduzir os sussurros e estourando alguns sons, o outro foi o sensor ultrassônico que disparava sem nenhum motivo aparente.
A permanência dos visitantes na sala foi na média de 3 minutos.
Dificuldades
A principal dificuldade foi com um fornecedor de uma caneta especial para luz negra, o prazo de entrega estorou, outro vendedor vendeu o produto sem ter o mesmo em mãos. Isso fez com que fosse buscado outras formas de causar o mesmo efeito, sendo no fim utilizado lápis de cor branco. Outra grande dificuldade foi fazer a peça inteira sozinho e intercalar com outras disciplinas. Em relação ao som limitado se deu graças ao equipamento não conseguir reproduzir e recarregar ao mesmo tempo precisando de um tempo apenas para isso.









0 comentários:
Postar um comentário